sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Jogo de Interface Textual: Práticas de Letramento em MUD

No sistema do MUD qualquer usuário tem oportunidade de contribuir ativamente na ampliação do jogo, agregando seus conhecimentos e experiências. Os MUDs são conhecidos popularmente como labirintos textuais. Segundo Lúcia Santaeella devemos observar que  o processo de leitura em hipertexto requer do leitor a capacidade de gerar um mapeamento  mental do documento.
Um MUD é um jogo online multiusuários, essencialmente baseados em modalidade escrita, o que não exclui dele elementos gráficos e imagens concebidas em ascii-arts. O acrônimo MUD remete a Multi User Dungeon ou Multi User Dimension; o termo dungeon refere –se aos labirínticos calabouços comuns ao jogo. 
Acredita-se que o primeiro MUD foi desenvolvido em 1978, por Roy Turbshaw e Richard Bartle, na Universidade de Essex, no Reino Unido, em BCPI, uma predecessora da linguagem C.
Em um MUD, o usuário concebe o mundo por meio da leitura, e a plataforma é composta de salas, objetos e NPCs em base textual. Desse modo, o usuário encarna um personagem em um universo de palavras, no qual o faz de conta ocorre pela leitura e escrita, como um interminável e dinâmico livro virtual, sempre em construção e movimento. Todavia, em tal livro, o usuário pode ser ele mesmo o herói da aventura ou intervir em outras histórias. A noção de autoria está distorcida em um MUD, pois sua estrutura está aberta a colaboração direta e indireta de todos os usuários.
NO sistema do MUD, qualquer usuário tem oportunidade de contribuir ativamente na ampliação do jogo agregando seus conhecimentos e experiências. Essa colaboração é variada: conforme evolui e cresce, o personagem pode criar objetos para si, sugerir alterações em descrições, usar canais de comunicação para reportar erros de ortografias, bugs, ideias ou mesmo auxiliar criando áreas inteiras no game.
Durante o jogo, manipulando seu avatar, o jogador percorre milhares de salas, atravessando montanhas, desertos, encontrando outros jogadores guiado por sua curiosidade. Nesse contexto de propiciações, quase não há limites para a invenção de ficções coletivas online. No interior do MUD, a autoria esta distorcida, descentralizada, é difícil estabelecer um único autor para seus elementos. As arcas são criadas por alguns usuários, aperfeiçoadas por outros, corrigidas por outros tantos e posteriormente aproveitadas como cenário para narrativas. 
Dessa forma, os mantenedores recebem diversas réplicas dos usuários a respeito do jogo, algumas pelo sistema de relatórios de  avisos,bugs e ideias enviadas pelos usuários. 

(texto da autora: Dáfnie Paulino da Silva)
síntese do resumo

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